Clique aqui para definir
 seu perfil como cidadão.


Clique aqui para definir
 seu perfil como prestador.





Clique aqui para definir
 seu perfil como gestor.
Busca:
 

Organograma »

Programas »

Notícias »

Links »

Relatório de Pagamentos »

Fale Conosco »

 
Centro de Informação Toxicológica
0800 721 3000
Plantão 24 horas
Vigilância em Saúde
150
Plantão 24 horas
Disque AIDS
e-mail:
disque-aids
@saude.rs.gov.br

Disque AIDS
0800 5410197
8:00 às 17:00 de segunda a sexta

Organograma


Escola de Educação Profissional em Saúde do Rio Grande do Sul ETSUS

ETSUS-RS
A Escola de Educação Profissional em Saúde do Rio Grande do Sul – ETSUS, mantida pela Secretaria Estadual de Saúde, com sede em Porto Alegre/ RS, sito à Avenida Ipiranga, nº. 6311, tem como finalidade planejar, promover e coordenar cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada aos trabalhadores do SUS, que atendam às necessidades do setor saúde e da sociedade.
Os cursos serão oferecidos de maneira centralizada, na própria escola, ou de maneira descentralizada nos Núcleos Regionais de Educação em Saúde Coletiva-NURESC que, por sua vez atuam, de forma integrada, com as instituições de educação e do Sistema Único de Saúde de cada região.

Objetivos da Escola
-Formar técnicos de nível médio, mediante o oferecimento de cursos regulares que se cumprem pela certificação/ diplomação, de acordo com o itinerário desenvolvido.
-Implementar a política de saúde do Estado, com ênfase nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS e das concepções da reforma sanitária.
-Estimular uma cultura de educação permanente, com ações de formação inicial e continuada aos trabalhadores do SUS.
-Estabelecer uma estrutura organizacional adequada às peculiaridades do processo de descentralização.
-Qualificar o campo operativo-conceitual da rede de atenção integral em saúde, numa perspectiva intersetorial.
-Promover e executar ações pedagógicas descentralizadas.

 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SETOR SAUDE
A implantação do SUS no país tem demandado novos desafios e discussões sobre a formação profissional. O compromisso com a saúde da população de parte do conjunto de atores envolvidos no setor saúde requer cada vez mais profissionais qualificados, preparados técnica e politicamente para avaliar e intervir sobre os processos saúde-doença e contribuir para as transformações individuais e coletivas na busca das melhores condições de vida da população.
Desde a sua promulgação, a Constituição Federal atribui como competência do Sistema Único de saúde (SUS) a ordenação da formação de recursos humanos para o sistema de saúde, competência esta ratificada pela Lei Federal 8080/90.
Há grande necessidade de alterar o perfil dos profissionais de saúde visando à transformação de um modelo de atenção à saúde ainda vigente e norteando o trabalho em saúde, que é direcionado para a cura e reabilitação de doentes. O modelo de atenção estabelecido no SUS visa à integralidade da atenção à saúde, entre outros princípios como a universalidade e a eqüidade. Para cumprir estes princípios se faz necessária uma grande transformação nos processos de trabalho em saúde. Neste contexto de transformações, destaca-se a Estratégia de Saúde da Família (ESF), iniciativa que teve seu início no Brasil como Programa de Saúde da Família em 1994, com o objetivo de reorganizar a prática de atenção à saúde em novas bases, substituindo o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto das famílias e, com isso, melhorando a saúde dos brasileiros. A operacionalização da ESF demandou desde seu início uma grande necessidade de qualificação dos profissionais da rede de saúde. Assim, diferentes programas, projetos e incentivos estão continuadamente sendo lançados pelo Ministério da Saúde e entre estes estão as Escolas Técnicas do SUS. Estas escolas têm sido criadas em todo o Brasil para atender as demandas locais de formação técnica dos trabalhadores, especialmente os que já atuam nos serviços de saúde. Além disso, atendem a necessidade de profissionalização para ingresso no setor saúde.



» Apresentação ETSUS
  »Assessoria de Comunicação Social

»Assessoria Jurídica

»Assessoria Técnica e de Planejamento

»Assistência Farmacêutica

»Auditoria Médica

»Centro de Informação Toxicológica (CIT)

»Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS)

»Comissão Intergestores Bipartite (CIB)

»Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN-RS)

»Conselho Estadual de Saúde - CES/RS

»Departamento Administrativo

»Departamento de Ações em Saúde (DAS)

»Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA)

»Departamento de Coordenação das Regionais (DCR)

»Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais - DCHE

»Direção Geral

»Escola de Saúde Pública

»Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS)

»Fundo Estadual de Saúde

»Gabinete

»Hemocentro

(51) 3288 5800 - Av. Borges de Medeiros, 1501 - 6º andar - Porto Alegre